\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Diversidade > Comportamento Animal e Etologia > Capítulo em Ebook – ”Kyringué nhemboe nhevãnga rêgua: aprendendo e ensinando a brincar com outras crianças”

Foi publicado no e-book ”Práticas Críticas em Psicologia Escolar e Educacional: experiências vividas no chão da escola e suas complexidades” um capítulo com contribuições dos pesquisadores Briseida Resende, Maikon Tchaka Mirim Castro, Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves, Paula Rasia Lira, Christina Maria Moretti e Danilo Silva Guimarães. Trata-se do capítulo 10 do referido livro, intitulado ”Kyringué nhemboe nhevãnga rêgua: aprendendo e ensinando a brincar com outras crianças”.

O capítulo relata as experiências e reflexões sussitadas pelo projeto Encontros Interétnicos para Brincar, iniciativa da Rede de Atenção à Pessoa Indígena, ligada ao Programa de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. A partir desse projeto, crianças Mbya-Guarani e crianças não indígenas que frequentam escolas do município de São Paulo tiveram a oportunidade de interagirem a partir de trocas de cartas, vídeos e se encontros na Casa de Culturas Indígenas (IPUSP). Após os encontros, um questionário foi aplicado com vista a avaliar a visão das crianças não indígenas antes e depois das intervenções do projeto. O resultado dessa intervenção sugere a importância dos diálogos interétnicos para a mútua compreensão da história e da herança indígena, além da garantia do protagonismo indígena no que diz respeito a narrativa dos fatos que os incluem.

O conteúdo integral do capítulo esta disponível gratuitamente através deste link.