\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Diversidade > Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica > Capítulo em Ebook: Protagonismo indígena na promoção de diálogos com a universidade e a luta pelo território tradicional

O livro ”Comunidade, território e enraizamento: Uma introdução à psicologia comunitária e ambiental latino-americana”,  publicado através da editora CRV, da autoria de Bernardo Parodi Svartman  e, Gustavo Martineli Massola.Os autores buscam estabelecer um diálogo e conexões entre os domínios da psicologia social comunitária e da psicologia ambiental na América Latina. Iniciamos com uma introdução abrangente dessas disciplinas para fundamentar essa reflexão. Além disso, destacam alguns campos de pesquisa e áreas de atuação, explicando por que são relevantes para ambas as disciplinas.

O quarto capítulo ”Protagonismo indígena na promoção de diálogos com a universidade e a luta pelo território tradicional” da autoria de Patrícia Moura Fernandes Silva, Rafaela Waddington Achatz e Danilo Silva Guimarães aborda a função do serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena (IPUSP-PSE), explorando tanto sua amplitude quanto suas limitações na contribuição para lidar com vulnerabilidades psicossociais que impactam as comunidades indígenas. Tanto a elaboração deste capítulo quanto o desenvolvimento dos projetos da Rede são fundamentados no diálogo teórico-metodológico, amplamente discutido no contexto do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Esses projetos e o presente texto resultam da colaboração na elaboração de iniciativas entre membros indígenas e não indígenas.

Você pode acessar gratuitamente o livro completo através deste link.