\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Diversidade > Análise Experimental do Comportamento > Artigo sobre o vínculo entre cachorros e seus tutores!

Artigo sobre o vínculo entre cachorros e seus tutores!

No ano de 2023, foi publicada a validação do questionário DORS (Dog-owner Relationship Scale) para a língua portuguesa e cultura brasileira (Cabral, Resende, Mariti, Howell, & Savalli, 2023).

O doutorando do PSE de área de Etologia Humana e Comportamento Animal, Francisco Cabral, sua orientadora, Carine Savalli e sua coorientadora, Briseida Resende, fizeram parte da publicação. Validações são importantes para adaptar questionários aos diferentes contextos socioculturais e de idioma em que serão aplicados, o que garante a confiabilidade do instrumento. Sendo assim, a pesquisa foi fundamental para possibilitar avanços na compreensão da relação entre cães e tutores brasileiro.

Os autores identificaram que o DORS brasileiro é um questionário válido para investigar aspectos relevantes da relação entre tutores e cães, envolvendo as dimensões Interação Cão-Tutor, Proximidade Emocional Percebida e Custos Percebidos. Encontraram associações entre variáveis demográficas e as chances de os tutores pontuarem alto ou baixo em determinadas dimensões do questionário.

Foi encontrada diferença sociocultural entre o Brasil e a Espanha: tutores brasileiros com maior escolaridade (ensino superior completo ou pós completa) tiveram menor probabilidade
de estar no grupo com as maiores pontuações na Proximidade Emocional Percebida, em comparação com tutores de menor escolaridade. Esse resultado é o oposto do achado na população espanhola.

Para os tutores brasileiros cuidar de seus cães não parece ser uma tarefa penosa. Além disso, concordam fortemente que seus cães oferecem companhia constante e estarão presentes
para ajudá-los a superar momentos difíceis.