Quem Somos

O PPG-PSE é um dos programas de pós-graduação em psicologia mais antigo do Brasil. Em 2020 comemoramos 50 anos, celebrando a diversidade em pesquisa. A construção do portal visa dar visibilidade às nossas produções, registrando eventos que marcam a atuação de nossos docentes e discentes no Ensino, Pesquisa e Extensão universitárias. A memória é aqui concebida como memória viva, presentificada. Assim, o que acontece no PPG tem a possibilidade de ser registrado ao lado dos novos significados atribuídos a eventos passados e rememorados.

O PPG-PSE é responsável pelo curso de Pós-Graduação em PSICOLOGIA (PSICOLOGIA EXPERIMENTAL) e está vinculado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). O funcionamento do curso foi autorizado pela Câmara de Pós-Graduação do CEPE, em 07/05/1970, em nível de mestrado e, em 21/01/1974, em nível de doutorado. Em 05/12/1980, estes níveis foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação e foram recredenciados conforme parecer CFE 509/86 e Proc. CAPES 23.038.003.788/85-38.

O programa tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de pesquisa e formação de recursos humanos, visando: a) ao fortalecimento da investigação teórica e da pesquisa experimental e psicológica nas áreas de aprendizagem, emoção, memória, sensação, percepção, motivação, linguagem e cognição, cultura, história e filosofia da psicologia, buscando uma produção científica de fronteira e internacionalizada; b) à formação de novos pesquisadores e docentes qualificados para difundir e multiplicar este conhecimento em outros centros do país e derivar desse conhecimento soluções práticas de problemas sociais e regionais; c) a exercer papel na formação dos psicólogos, promovendo a participação dos alunos em investigações sistemáticas supervisionadas e em análises das áreas de pesquisa, de modo a desenvolver atitude científica e de reflexão metodológica; d) a funcionar como contexto de integração multidisciplinar, voltada para a compreensão de fenômenos psicológicos.

O Programa tem como meta a formação de pesquisadores e docentes qualificados para difundir e multiplicar este conhecimento em outros centros do país e derivar desse conhecimento soluções práticas de problemas sociais e regionais. Para a formação no âmbito do mestrado, buscamos formar pesquisadores e docentes em nível superior capacitados para compreender a articulação entre as teorias e metodologias empregadas no processo de construção de conhecimento, os fundamentos epistemológicos articulados pelas diversas linhas de pesquisa do PPG e sua integração no campo da aplicação. Para o doutorado, buscamos a formação de pesquisadores  e docentes em nível superior com grande autonomia para identificar problemas e encontrar soluções para impasses que se apresentam ao longo da pesquisa, bem como capacitados para propor inovações teóricas, metodológicas e tecnológicas.

Visamos a promoção de pesquisas que possam aprofundar o impacto do conhecimento produzido em termos de aplicação e desenvolvimento tecnológico sem perder de vista sua articulação com a sistemática produção de pesquisas teóricas,  experimentais e de campo sobre processos básicos, bem como a reflexão sobre os fundamentos epistemológicos, ontológicos e éticos das abordagens que instruem tais pesquisas

O Programa recebeu o conceito máximo de avaliação CAPES/PÓS-GRADUAÇÃO (nota 7) nos quatro últimos triênios (de 2001 a 2012) e nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020. Na condição de Programa de Pós-Graduação em Psicologia mais antigo do Brasil, desde sua fundação, é evidente o esforço em colaborar com programas mais jovens e de história mais recente, disseminando seus conhecimentos acumulados, compartilhando desafios e produzindo conhecimento em conjunto.