FacebookTwitterInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Atas da CCP-PSE > Divulgação científica no PPG-PSE: balanço do segundo semestre de 2023

Divulgação científica no PPG-PSE: balanço do segundo semestre de 2023

Autores: Mariana Pizzol, Gabriel Terhoch, Daniela Rocha-Jurado, Danilo Silva Guimarães.

Gostaríamos de compartilhar o balaço do segundo semestre do 2023 das publicações feitas pelo grupo de divulgação científica do programa de Psicologia Experimental. O objetivo é para compartilhar os avanços que obtivemos de 1 de janeiro 2023 a 30 de junho de 2023, e para convidar mais colegas a se engajaram nas atividades de divulgação científica.  O Núcleo de Divulgação Científica do PPG-PSE é composto por estudantes de pós-graduação, dos diferentes laboratórios do PPG, que se interessam por compartilhar os conhecimentos produzidos na universidade com a sociedade em geral.

Realizamos 21 postagens de divulgação no primeiro semestre e 12 no segundo semestre. Com aqueles postagens, o Portal recebeu 536 visitas no primeiro semestre e 427 no segundo, totalizando 963 visitas em 2023.

Em relação as nossas as mídias sociais e portal, os resultados foram mensurados por meio do alcance, visualizações e curtidas. No Instagram, durante o primeiro semestre tivemos 82 novos seguidores e 134 durante o segundo, totalizando 216 no ano de 2023. Além disso, alcançamos 928 pessoas no 1º semestre e 734 no segundo, em um total de 1.662 pessoas alcançadas no ano. Também tivemos 497 visitas ao nosso perfil no primeiro semestre e 446 no segundo, somando 943 visitas no ano.

No Facebook, alcançamos 2.678 pessoas no primeiro semestre e 1.664 no segundo, totalizando um alcance a 4.342 pessoas no ano de 2023. No primeiro semestre, tivemos 22 novas curtidas na página e 9 no segundo (31 novas curtidas durante o ano). Também tivemos 201 visitas no primeiro semestre e 161 no segundo, em um total de 362 visitas em 2023.

Gráfico 1. Alcance do PPGPSE no Facebook.

Gráfico 1. Alcance do PPGPSE no Instagram.

O post mais visto no Instagram foi o sobre o artigo  ”How International are the brazilians graduate programs in Psychology?” escrito pelo Professor do PSE Gerson Tomanari e pesquisadores de outras instituições: Acácia dos Santos, Luciana Mourão, Marco Antônio Teixeira, e Arrilton Araújo, teve 262 visualizações, 22 curtidas e 3 compartilhamentos. No Facebook, o post mais visto foi Maior diversidade no uso de ferramentas pelos macacos-prego está associada a terrestrialidade; Um estudo recente publicado no American Journal of Biological Anthropology, realizado por Falótico e Ottoni, do Laboratório Comportamento Animal e Etologia. A postagem alcançou 1410 e  19 deles interagiram com a postagem.

Tivemos 427 pessoas visitando nosso site https://memoriappgpse.ip.usp.br/ . Publicamos um total de 13 produtos de divulgação cientifica, sendo eles três de Análise do comportamento, dois da área de Etologia, cinco de problemas teóricos e metodológicos e dois da sensação, percepção e cognição. A publicação mais acessada no segundo semestre dentro do nosso portal, dentro das novas postagens foi: Capítulo em Ebook – “Kyringué nhemboe nhevãnga rêgua: aprendendo e ensinando a brincar com outras crianças”, com 67 visitas.

Incentivamos a contribuição de novos colegas para a participação das reuniões interlaboratoriais do núcleo de divulgação científica reuniões , duas vezes ao mês, na sala A1, para conhecer o trabalho de divulgação de colegas e professores. Além disso, têm a possibilidade de realizar postagens de divulgação na web e nas redes do núcleo com seu nome como autor. Assim, os membros também podem discutir e aprimorar as suas postagens com professores e demais mestrandos e doutorandos. Lembrando que o núcleo de divulgação científica é um espaço para todas as áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Psicologia Experimental), convidamos interessados a fazerem parte de nosso núcleo em qualquer uma de suas fases, para levar o conhecimento a mais cantos do Brasil e do mundo.

Se estiver interessado, o núcleo funciona da seguinte forma: Nós recebemos as solicitações de todo o departamento de Psicologia (Psicologia Experimental) através do seguinte formulário  https://forms.gle/RKfZiNWefoUoYfHP6. Depois, nós organizamos a informação para fazer a publicação em redes e no site. Com ajuda de vocês, conseguimos chegar a cada vez mais contas e pessoas dentro e fora do núcleo académico. escreva para acontecenoppgpse.usp.br.