\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Laboratório > Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento > Publicação de artigo ”Abordagens ao desenvolvimento: diálogos fronteiriços entre as teorias socioculturais e Bergson”

O artigo, autoria de Mónica Reyes-Rojas (Universidad del Magdalena, Colombia), Hernán Sánchez- Ríos (Universidad del Valle, Colombia) e Livia Simão Mathias (Universidade de São Paulo, Brasil), tensiona as perspectivas acerca do desenvolvimento humano nos trabalhos de Lev Vygotsky e Henri Bergson na busca por aproximações, afastamentos, dissonâncias e ruídos a partir do método comparativo entre as duas aboradagens. A discussão é inserida no quadro teórico do Construtivismo Semiótico-Cultural com vista a investigar as potencialidades emergentes para a compreensão das transformações desenvolvimentais baseadas em negociações simbólicas eu-outro.

A publicação encontra-se no vol.20 de 2022 da revista Pensamiento Psicológico.