Militância enquanto Convite ao Diálogo: o Caso da Militância Monodissidente
De autoria de Dani Vas e Danilo Silva Guimarães, este artigo focaliza a relação entre pesquisa e militância, partindo de noções do Construtivismo Semiótico-Cultural (CSC) em psicologia e também da análise dialógica de um recorte do desenvolvimento do movimento da militância bissexual no Brasil. O trabalho considera as diversidades das pessoas que construíram tal militância, jogando luz na proposição da construção de uma militância monodissidente a partir da trajetória do primeiro autor.
A militância monodissidente, que orienta as argumentações deste trabalho, propõe-se como uma ferramenta analítica que visa contemplar pessoas que se atraem sexual e/ou romanticamente por mais de um gênero. A noção é utilizada como forma de abarcar a complexidade das orientações sexuais, mas sem encerrá-las em uma categoria única.
Utilizando o recorte de expressões da monodissidência em debates de ciberativismo, presentes em blogs e sites da internet no contexto da pandemia, os autores se debruçam sobre as trocas materiais e simbólicas presentes na trajetória das pessoas que co-constroem ativamente esses grupos.
O artigo compõe o volume de número 43 da revista ‘’Psicologia: Ciência e Profissão’’, publicado em 2023 pelos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia. O texto integral pode ser encontrado neste link: https://doi.org/10.1590/1982-3703003248692