FacebookTwitterInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > MEMÓRIA PPG-PSE > Laboratório > Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento > Intersubjetividade dialógica nos processos criativos: uma reflexão teórica

Intersubjetividade dialógica nos processos criativos: uma reflexão teórica

Primeira página do capítulo de Pinheiro & Simão, 2023. Primeira página do capítulo de Pinheiro & Simão, 2023.
O presente capítulo discute as bases dialógicas e intersubjetivas que participam da criatividade cotidiana na relação entre as pessoas e as culturas de que participam.
Neste contexto, a criatividade é pensada como processo psicológico que ficciona, isto é, amplia os modos de conceber o que é vivido através da singularidade afetiva e histórica das pessoas em seu encontro sempre mais ou menos tenso e desafiador com o mundo.
O texto se vale da compreensão das bases filosóficas da relação eu-outro e dos conceitos psicológicos fundamentais para a leitura sobre como reconhecermos a intersubjetividade que transforma e amplia a realidade.
Como modo de ilustrar essa proposta, as autoras discutem através das lentes conceituais da intersubjetividade, os diários de confinamento escritos por uma participante de pesquisa isolada com seu filho na primeira onda da pandemia de coronavírus no Brasil.
O texto inova o campo da pesquisa sobre criatividade ao trazer sua dimensão cotidiana, afetiva, singular e corporificada da intersubjetividade necessária à emergência da novidade para pessoas e suas formas de vida.
O capítulo faz parte do livro A Dialogical Approach to Creativity, organizado pelas professoras Mônica Souza Neves-Pereira (UNB) e  Marina Assis Pinheiro (UFPE). O link para a publicação é https://doi.org/10.1007/978-3-031-11760-2_3.
Contribuíram para elaboração dessa postagem: Marina Assis Pinheiro, Lívia Mathias Simão e Danilo Silva Guimarães.