O programa possui 4 linhas de pesquisa articuladas entre si:
- Análise do Comportamento tem como objetivos desenvolver pesquisas social e cientificamente relevantes sobre processos comportamentais básicos e complexos com ênfase na aprendizagem operante. São temas recorrentes de investigação comportamento verbal, cultura, comportamento simbólico, criatividade, superstição, controle aversivo, observação e variabilidade. Essas investigações também têm propiciado o desenvolvimento de pesquisas translacionais e aplicadas.
- A linha de pesquisa Comportamento Animal e Etologia Humana investiga comportamento de animais humanos e não humanos em termos de causação, ontogênese, função adaptativa e evolução. Inclui-se a análise de sistemas motivacionais; da flexibilidade na ontogênese do comportamento; das relações entre natureza e cultura; de processos de transmissão social de informação. A linha tem como parâmetro a aplicação dos conhecimentos produzidos na área , aliando ensino e pesquisa de forma a contribuir para a inserção dos alunos de pós-graduação (e de graduação) no contexto científico nacional e mundial.
- A linha de pesquisa Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica busca desenvolver estudos sobre as condições e fundamentos da produção do saber em psicologia em suas dimensões histórica e filosófica. Focaliza: a) a análise e reflexão histórico-filosófica sobre a construção de teorias em psicologia, em sua gênese e em seu corpus conceitual; b) a proposição de reflexões histórico- filosóficas e éticas sobre teorias da psicologia, quanto a seus objetos, metodologias e implicações para a prática profissional; c) a geração de novas proposições teórico-metodológicas em psicologia.
- A linha de pesquisa Sensação, Percepção e Cognição visa ao conhecimento da organização e funcionamento dos sistemas sensoriais, perceptuais e cognitivos e de como estas dimensões da consciência se relacionam com o comportamento. Concentra-se no uso do sistema visual como modelo para entendimento dos fenômenos neurais, estudando o desenvolvimento perceptual e da lateralização de funções sensoriais e perceptuais. Focaliza o conhecimento psicofisiológico dos sistemas sensoriais, perceptuais e cognitivos e de como eles se relacionam com o comportamento, com ênfase na prática de ensino e apropriação dos métodos experimentais e do conhecimento teórico da linha de pesquisa.