FacebookTwitterInstagramYoutube

Participação no 32º Encontro da ABPMC

Logo do 32º Encontro da ABPMC, contendo o slogan Logo do 32º Encontro da ABPMC.

O Encontro da Assossiação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC) reúne anualmente profissionais da área, proporcionando comunicação científica e integração entre os pesquisadores de todo o Brasil. Congressos e encontros científicos são espaços fundamentais para a formação de pesquisadores e para o avanço da ciência, pois nele são realizadas críticas, sugestões e troca de ideias de forma mais rápida e dinâmica do a que ocorre em comunicação científica na forma de artigos. A participação em congressos e a produção de artigos são, então, duas maneiras de comunicação científica que se complementam.

O Laboratório de Análise Biocomportamental foi representado por cinco de seus atuais membros no 32º Encontro da ABPMC: Guilherme Hoffman, mestrando, e Gabriel Terhoch e Sofia Araújo, doutorandos, apresentaram os trabalhos experimentais que desenvolveram durante o mestrado. Respectivamente, os trabalhos são intitulados: “Efeitos do Time-Out Autoimposto de duração fixa ou livre”; “Agressão induzida pela perda de pontos atribuída a diferentes origens: questões metodológicas e experimentais”; “Efeitos da extinção sobre diferentes níveis de variabilidade comportamental negativamente reforçada”. André Martins e Samanta Tibério, mestrandos, apresentaram trabalhos teóricos que compuseram a mesa “Possibilidades de atuação crítica de analistas do comportamento em instituições do Estado”.
Os pesquisadores relataram que foi enriquecedor entrar em contato com pesquisadores e professores brasileiros que, até então, só conheciam de forma online. Disseram também que a comunicação científica de seus trabalhos diversificou a programação do evento e contribuiu para que a Análise do Comportamento não seja composta de atuação clínica descolada da pesquisa experimental e da reflexão crítica.

Sofia Araújo apresentando seu trabalho.

André Martins apresentando seu trabalho.