Divulgação científica no PPG-PSE: balanço do primeiro semestre de 2023
O Núcleo de Divulgação Científica do PPG-PSE é composto por estudantes de pós-graduação, dos diferentes laboratórios do PPG, que se interessam por compartilhar os conhecimentos produzidos na universidade com a sociedade em geral.
O Núcleo tem como objetivo promover a transposição das produções, conhecimentos e práticas acadêmico-científicas em uma linguagem acessível ao público não-acadêmico, contemplando a diversidade do programa em suas 4 áreas de pesquisa: Comportamento Animal e Etologia Humana; Análise do Comportamento; Sensação, Percepção e Cognição; e Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica.
A equipe do Núcleo organizou o seguinte material, para compartilhar os avanços que obtivemos de 1 de janeiro 2023 a 30 de junho de 2023, e para convidar mais colegas a se engajaram nas atividades de divulgação científica.
Avanços no primeiro semestre de 2023
No primeiro semestre de 2023, nosso impacto perante as mídias sociais e portal foi medido por meio do alcance, visualizações, e curtidas em nossas páginas.
No Instagram conseguimos mais 123 novos seguidores, alcançamos 928 pessoas novas e 994 visitaram as nossas redes. Na pagina do Facebook, conseguimos que 2678 visualizassem a nossa página, delas 201 visitaram e 22 curtiram.
O post mais visto no Instagram foi o Evento com participação de integrantes do departamento de psicologia Experimental da USP (PSE) no evento: Encontro Bem-Viver, Permanência e Território, com 293 visualizações, 28 curtidas, 3 compartilhamentos e 1 comentário no total. No Facebook, o post mais visto foi Evento organizado pela The International Society for Comparative Psychology, Palestra do professor Dr. Eduardo Ottoni do Laboratório de Evolução Cultural (PSE-IPUSP). Aquele postagem alcançou 972, 109 deles interagiram com a postagem, 49 curtiram e recebeu 6 comentários.
536 pessoas visitaram nosso site https://memoriappgpse.ip.usp.br/ . Publicamos um total de 18 produtos de divulgação cientifica publicados, sendo eles dois de Análise do comportamento, dois da área de Etologia, e 14 de problemas teóricos e metodológicos. A publicação mais acessada no primeiro semestre dentro do nosso portal foi: 20 anos Cais USP: um evento para se lembrar a importância da interação entre a ciência e aplicação, com 157 visitas.
Os dados apresentados significam que nossas áreas de pesquisas, nossas publicações, e eventos estão chegando em cada vez mais pessoas que não só fazem parte do nosso ambiente acadêmico. Chegamos a ter visitas até 26 países, sendo os 10 primeiros: Estados Unidos da América, Índia, Colômbia, Irlanda, Itália, Dinamarca, França, Reino Unido e Canadá.
A importância da divulgação científica
Democratizar a ciência, tornando-a acessível a todas as pessoas e permitindo o acesso equitativo ao conhecimento científico, é argumento suficiente para nós trabalharmos na divulgação científica. A divulgação científica promove o pensamento crítico baseado em evidências científicas, combate a desinformação e as fake news, e inspira as novas gerações a seguirem carreiras científicas e tecnológicas, impulsionando a pesquisa.
Além do importante papel social da divulgação, os membros do núcleo alcançam maior visibilidade no mundo acadêmico e profissional, adicionando em seus currículos uma experiência amplamente avaliada em nível nacional e internacional, que pode ser considerada como créditos em suas pós-graduações. Além disso, no processo de divulgação, os estudantes de pós-graduação e os professores participantes conseguem ampliar sua formação ao conhecer e divulgar o próprio trabalho e o de seus colegas. Isso aumenta as ideias de pesquisa, promovendo uma maior comunicação entre laboratórios.
Convite aos pós-graduandos
Os membros do núcleo de divulgação científica participam de reuniões interlaboratoriais, duas vezes ao mês, na sala A1, para conhecer o trabalho de divulgação de colegas e professores. Além disso, têm a possibilidade de realizar postagens de divulgação na web e nas redes do núcleo com seu nome como autor. Assim, os membros também podem discutir e aprimorar as suas postagens com professores e demais mestrandos e doutorandos. Lembrando que o núcleo de divulgação científica é um espaço para todas as áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Psicologia Experimental), convidamos interessados a fazerem parte de nosso núcleo em qualquer uma de suas fases, para levar o conhecimento a mais cantos do Brasil e do mundo.
Se estiver interessado, o núcleo funciona da seguinte forma: Nós recebemos as solicitações de todo o departamento de Psicologia (Psicologia Experimental) através do seguinte formulário https://forms.gle/RKfZiNWefoUoYfHP6. Depois, nós organizamos a informação para fazer a publicação em redes e no site. Com ajuda de vocês, conseguimos chegar a cada vez mais contas e pessoas dentro e fora do núcleo académico. escreva para acontecenoppgpse [at] usp [dot] br.
Análise realizada por: Danilo Guimarães, Daniela Rocha-Jurado, Gabriel Terhoch, Igor Souza e Mariana Pizzol
Imagens confeccionadas por: Igor Souza