Capítulo de Livro: ”Preenchendo a lacuna entre neurociências, psicologia cultural e cognitiva” do livro ”Afetividade e Aprendizagem”
No livro ” Afetividade e Aprendizagem” de Pablo Fossa e Cristian Cortés-Rivera, o capítulo desenvolvido pelos autores Monica Reyes Rojas, Hernán Sánchez Río e Lívia Mathias Simão se aprofundam a compreensão de experiências das crianças em relação a lidar com o estresse em possíveis relações sociais, dentro ou fora de ambientes educacionais.
O capítulo foca as diversas maneiras que as crianças escolhem ao enfrentar conflitos e ansiedades, destacando também como suas motivações para evitar ou enfrentar conflitos podem varias de forma ampla. Um ponto central é a importância da interpretação dessas ações, especialmente quando podemos classificá-las como hostis ou amigáveis.
O capítulo utiliza a visão fenomenológica do humor de Bergson como um quadro teórico para explorar essas dinâmicas interpessoais. Isso é realizado no contexto de conceitos chave da intersubjetividade e alteridade, com uma metaperspectiva teórica e metodológica conhecida como construtivismo semiótico-cultural.
O texto explora as ações humorísticas em profundidade e como diferentes formas de zombaria podem se relacionar com processos intersubjetivos, com base nas ideias de Bergson.
Por fim, é levantada a possibilidade de analisar os jogos de regras como cenários que promovem a coexistência entre o humor e o desenvolvimento. Sugerindo que o humor pode desempenhar um papel nas formações de relações sociais durante o crescimento das crianças.